sexta-feira, 19 de junho de 2009

Apenas sonhos...


Sonhar é uma das melhores características do ser humano. É o que nos faz diferentes de um animal (ok, um cachorro pode imaginar comida quando está com fome ou ainda um portão aberto quando está preso, mas isso são necessidades básicas e instintivas, não são exemplos tão complexos quanto um sonho). É a capacidade de imaginar um mundo melhor, mesmo quando esse mundo não existe, que nos faz capazes de mudar (ou ao menos tentar mudar) qualquer coisa (um monte de coisas... alguma coisa!). Também é uma ferramenta para nós julgarmos o nosso próprio mundo e encontrarmos o que está errado, ou o que está faltando.


Além de característica, sonhar também é uma necessidade – necessidade de imaginarmos coisas que não estão presentes na nossa realidade, e assim darmos o primeiro passo para a melhorarmos. E, ao lado do sonho, estão a imaginação e a criatividade, que nos dão ferramentas para fazermos essas melhorias. É isso o responsável pelo homem ter se diferenciado dos outros animais, criando uma sociedade, tecnologia, ferramentas, tudo o que não existia inicialmente e que precisou ser primeiro imaginado e criado por alguém.

Mas, voltando a um ser humano (sociedades são organismos complexos e muito pouco humanos para esse texto), outra coisa relacionada importante é a esperança, que talvez possa ser definida como aquilo que nos faz acreditar em um sonho. Também é preciso lembrar que certos sonhos (e suas esperanças relacionadas) podem ser muito perigosos, devido ao choque com uma realidade inacessível que nos atinge, mas esse é o preço a se pagar por ser humano..."


"17:22. Anotação pessoal.
Quando eu era criança, minha mãe disse para não olhar para o sol.
Mas quando eu tinha seis anos, olhei."
(de um filme)

3 comentários:

  1. acho que você confundiu ou misturou dois conceitos diferentes de sonhos: o sonho como inconsciência e o sonho como expectativa.

    e discordo dessa idéia de diferenciação do homem e dos animais através dos sonhos. mal tenho certeza sobre o que se passa na minha cabeça, como posso saber o que se passa na cabeça de um animal?
    essa idéia falsa de superioridade não me agrada.

    preço a se pagar por ser humano? :S

    ResponderExcluir
  2. É, acho que o comentário do meu texto tentando diferenciar os animais foi bem bobo e desnecessário... não sei o que se passa na cabeça de um animal (e tbm nem sempre na minha! xD). Então, o meu texto pode ser aplicado para qualquer ser que sonhe. (mas eu não vejo muita aplicação do exemplo de usar a imaginação para criar tecnologias /ferramentas / um mundo melhor ou pelo menos diferente para um animal... de fato eu estava pensando em "sonhos humanos" quando fiz esse texto, ainda que talvez realmente não haja muita diferença nisso).

    Quanto à mistura, não. O que eu fiz no meu texto foi intencional, realmente eu falei desses dois "tipos" de sonhos, eu uso um sentido de sonho como algo mais abstrato, um pouco ligado com a imaginação, a capacidade de imaginar algo que não esteje na nossa realidade, seja isso algo consciente (um sonho mais bem definido, ligado sim a uma expectativa), ou inconsciente.

    E quanto ao final, sim, é isso mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nessa idéia de criação de tecnologia e etc... talvez o fator mais relevante não tenha sido a imaginação, mas polegares opositores. hahahhahahahahaha

    ResponderExcluir